Dicas Úteis ao Embarcar para o Peru

por Fredy Huaman julho 6, 2023
packages cusco

O Peru é um dos destinos mais misteriosos, diversos e fascinantes da América do Sul. Com paisagens impressionantes, uma cultura milenar e interessantes contrastes entre modernidade, tradição e gastronomia, este destino é uma aposta segura para quem procura uma experiência diferente e completa na região. Se o Peru está nos seus planos de viagem, você precisa saber tudo sobre o clima, a melhor época, as providências que deve tomar antes de se aventurar nesse país enigmático. Aqui reunimos perguntas e respostas frequentes de nossos passageiros, trazendo informações valiosas de tudo o que você deve saber para se planejar de forma adequada para a sua experiência no Peru! Vamos lá!

Posso embarcar para o Peru sem passaporte?

Sim, você pode! Viajar para o Peru é mais fácil do que você pensa, pois com os tratados que o governo peruano estabeleceu com os países vizinhos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai), para fins exclusivamente turísticos, agora você só precisa apresentar o documento de identidade e seu prazo de permanência é de até 90 dias. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis ​​devem portar seus documentos de identidade.
Cidadãos de outras nacionalidades que não as indicadas deverão apresentar passaporte atualizado com validade não inferior a 6 meses.
Cidadãos da Venezuela devem ter algum tipo de visto para entrar no Peru, a menos que tenham residência permanente em um país membro da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia ou México).

Qual é a  língua falada no Peru?

A língua espanhola é a mais falada no Peru (castelhano). É o idioma oficial, no entanto, não é a única língua deste país andino que possui uma rica diversidade cultural. Ao questionarmos qual a língua falada no País, a resposta é tão plural quanto a variedade de atrativos naturais do Peru: aqui se fala o quechua, que tem suas raízes nas montanhas andinas, o aimará, que é falado principalmente nas terras altas peruanas, e mais 47 outras línguas nativas do Peru. Isso se deve à grande diversidade de grupos étnicos que existem na selva peruana.

Qual a moeda usada no Peru?

A moeda oficial do Peru é o sol peruano (S/). Em moedas encontramos de 10, 20, 50 centavos e 1, 2, 5 soles. Nos bilhetes encontramos de 10, 20, 50, 100 e 200 soles.
O dólar é a outra moeda aceita para pagamentos e transferências. Cartões de débito e crédito também são aceitos de acordo com o banco. É recomendável que você faça a troca da sua moeda para o sol peruano para não ter complicações na hora de comprar e pagar tanto a sua estadia, como outras coisas no Peru.

É necessário ter seguro viagem no Peru?

O seguro de viagem no País não é obrigatório, embora seja altamente necessário contratá-lo, pois o país não oferece seguro para viajantes. Na capital existem hospitais que prestam atendimento médico de qualidade, mas não são gratuitos para os estrangeiros, e seu custo costuma ser bem alto. Além disso, fora da cidade, clínicas de qualidade são difíceis de encontrar e as poucas existentes costumam ser muito caras. De posse de um seguro de viagem para o Peru, você terá a certeza de ser atendido nas melhores clínicas e hospitais do país de forma totalmente gratuita e sem a necessidade de adiantamento de verba. Tenha em mente que este é um país exótico, onde se praticam esportes de aventura, e seu corpo pode ter alguma dificuldade de se adaptar, principalmente a altitude de 3.399 metros acima do nível do mar, podendo sentir o “soroche” ou mal de altitude ou ter uma indigestão, por exemplo, ao provar a deliciosa, às vezes picante, comida peruana.

Quais os meios para chegar no Peru?

Existem duas maneiras de chegar ao Peru, uma é aérea e outra terrestre. Várias companhias aéreas realizam esse trajeto, e a TransAcreana é a empresa apoiada pelo governo peruano, que realiza a maior rota terrestre do mundo, partindo do Rio de Janeiro e São Paulo e fazendo várias paradas até chegar no território peruano.

Para se deslocar dentro do país e de acordo com os lugares que você planeja visitar, você pode utilizar o serviço de ônibus interprovincial, que também será mais barato. Você também pode contratar o serviço das companhias aéreas para os trajetos mais longos, porém essa opção encarece a sua viagem.
Em cada uma das cidades do Peru você encontrará serviços de táxi, hospedagem, restaurantes e tudo o que for necessário para sua a sua estadia.

É seguro viajar para o Peru?

Nós da Machu Picchu Viagens Peru sabemos que a segurança é um assunto primordial na hora do planejamento da sua viagem, por isso temos o prazer de lhe garantir que o Peru, por ser um dos países mais visitados por viajantes internacionais, é um país seguro, que prioriza pela integridade de seus visitantes exercendo um rígido controle em suas áreas turísticas.

Para aqueles que desejam conhecer a sua vasta paisagem formada por costas, montanhas, sua arqueologia, sua gastronomia, e é claro, a “jóia da coroa”, Machu Picchu, saiba que pode vir tranquilo para poder aproveitar ao máximo deste paraíso. Porém, como em qualquer outro lugar do mundo, você deve agir com cautela, bom senso, evitando, por exemplo, andar por ruas desertas e escuras tardes horas da noite, principalmente sozinho, em cidades grandes como Lima.

É necessário fazer a reserva dos meus bilhetes de entrada com antecedência?

Essa é uma recomendação muito importante: reserve os seus ingressos com antecedência, especialmente  para Machu Picchu, por ser uma atração arqueológica muito requisitada, especialmente na alta temporada (maio a novembro). E caso você planeje fazer a Trilha Inca para Machu Picchu,  recomendamos que faça a sua reserva com até três meses de antecedência.

O que devo levar para uma viagem ao Peru?

O Peru é um país que possui uma grande biodiversidade de climas em cada uma de suas regiões e por isso o melhor a fazer na hora de fazer as malas para visitar cada uma dessas regiões é colocar as roupas em camadas, as chamadas “segundas camadas”. Desta forma não tem erro!
Sapatos de trekking: Estes serão necessários se em seu itinerário você estiver pensando em caminhadas nas montanhas, como a clássica Trilha Inca, Trilha Salkantay, trekking para Choquequirao entre muitos outros trekking. Eles são os que você precisa para explorar melhor Machu Picchu e suas montanhas circundantes.

  • Calças: Serão muito úteis, as chamadas “segundas camadas”, em locais de frio ou calor elas são ideais. Na selva e no litoral, permitirão que você se proteja dos mosquitos cobrindo as pernas. Serão ao todo 4 calças: a primeira camada (calça mais fininha), a segunda camada (calça mais encorpada), a terceira camada (calça mais grossa) e a quarta camada (feita de material sintético como poliamida (nylon) ou poliéster, para oferecer leveza, resistência, secagem rápida e boa ventilação. Algumas podem ter um toque de elastano para aumentar a flexibilidade).
  • Blusas: As blusas de mangas comprida, as chamadas “segundas camadas” são as mais apropriadas. São 3 no total: a primeira camada (blusa mais fininha), a segunda camada (blusa mais encorpada), a terceira camada (blusa mais grossa).
  • Casacos: Escolha uma dupla de casacos (acopláveis): Um casaco que se acopla com um casaco impermeável com gorro.
  • Tênis: Usar um bom tênis com solado de travas será uma boa alternativa todos os circuitos, dentro e fora das cidades. Exemplo: GORETEX
  • Meias e roupas íntimas( 7 de cada): anti-suor
  • Impermeável: Para qualquer lugar que você for viajar, tenha sempre um impermeável para se garantir de pancadas de chuva inesperadas. Roupas impermeáveis, com secagem rápida também são ideais.
  • Óculos de sol: os óculos de sol vão proteger seus olhos da luz intensa, já que a radiação solar é maior em locais de altura.
  • Protetor solar: um bom protetor solar, vai te proteger dos fortes raios solares do Peru.
  • Repelente de insetos: evite desagradáveis picadas de mosquitos e insetos.
  • Protetor labial: As áreas mais altas como Arequipa, Puno e Cusco são muito secas, utilize para que seus lábios não rachem e descasquem.
  • Pijama: Um pijama quentinho será muito útil em locais com clima frio.
  • Roupa de banho: Para os banhos termais encontrados nas várias localidades do Peru ou até mesmo nas praias.
  • Luvas e boné com abas
Este artigo foi útil?
Dê-nos a sua avaliação e compartilhe nas suas redes
Compartilhe com