Guia Completo de Viagem à Machu Picchu

por Fredy Huaman julho 7, 2023
lima cusco trilha inca machu picchu puno 9d

Machu Picchu lidera o ranking dos destinos turísticos mais importantes e visitados do Peru e do mundo. Caso você esteja planejando visitar a “Cidade Perdida dos Incas”, neste blog vamos ajudá-lo a organizar tudo para uma viagem inesquecível e sem contratempos à “Uma das 7 Maravilhas do Mundo”! Aqui você vai encontrar as informações mais relevantes: história, localização, clima, altitude, como chegar e muito mais. Boa leitura!

A melhor época para visitar Machu Picchu

O clima é um fator preponderante quando se trata de Machu Picchu, pois devido à sua localização existem duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa.
Para evitar a chuva e o mau tempo, recomendamos que programe a sua viagem à Machu Picchu durante os meses de abril a outubro, já que esses são os meses mais secos na região de Cusco, caracterizados por dias ensolarados com temperaturas que variam de 20 °C diários a 10 °C. C à noite.
No entanto, se você planeja visitar Machu Picchu na temporada chuvosa, entre os meses de novembro e março, recomendamos que você venha agasalhado e com roupas apropriadas para enfrentar o mau tempo e a chuva. Nessa temporada, a vantagem é que você poderá aproveitar o menor número de turistas e apreciar a bela paisagem verdejante, muitas vezes acompanhada de um brilhante arco-íris.

Como chegar à Machu Picchu

Para chegar a Machu Picchu existem várias rotas, cada qual com a sua atração distinta, paisagens incríveis e experiências únicas. Resta saber qual delas você deseja seguir:

1.- Machu Picchu de trem

Esta é a rota mais rápida para se chegar à cidadela inca, pois você levará apenas um dia para percorrer a distância entre Cusco e Machu Picchu: Para isso, você deve pegar um transporte em Cusco até a estação de trem de Ollantaytambo, a partir daí embarcar no trem rumo ao povoado de Aguas Calientes. Uma vez na cidade base de Machu Picchu você pode optar em prosseguir no mesmo dia para a sua visita ao Santuário, embarcando em um dos ônibus que completam o trajeto, ou descansar, pernoitando no vilarejo, para no dia seguinte visitar a cidadela inca. Você é quem decide, de acordo com o seu roteiro.
servicio tren expedition

2.- Machu Picchu a pé

Uma boa alternativa para chegar a Machu Picchu é através das famosas caminhadas, através das várias rotas existentes, dentre as quais podemos destacar a famosa Trilha Inca, o caminho pelo nevado Salkantay e a trilha da selva Inca. Essas rotas oferecem uma caminhada de 4 a 5 dias onde você poderá desfrutar da diversidade de ecossistemas dos Andes e da selva alta do Peru.
caminatas machu picchu

3.- Caminho alternativo à Machu Picchu

A rota da Hidroelétrica, é uma alternativa para se chegar à Machu Picchu de maneira mais econômica, pois você pegará um transporte na cidade de Cusco até chegar à Hidroeléctrica, e a partir deste ponto, bastará uma curta caminhada até chegar ao povoado de Aguas Calientes. Esta rota requer dois dias. (A viagem de ônibus dura 8 horas e a caminhada leva aproximadamente mais 2 horas). Fazê-lo em apenas um dia tornaria o seu trajeto longo e cansativo.
machu picchu by car

O que você deve levar na mochila

Dependendo do horário e da rota escolhida para chegar à Machu Picchu, será preciso ter à mão uma série de itens pessoais necessários, que tornarão a sua viagem confortável e agradável:

  • Passaporte ou documento de identidade (para brasileiros).
  • Tênis leves e com travas (específicos para trekking).
  • Capa de chuva longa (para o caso de uma eventual chuva).
  • Protetor solar
  • Lenços umedecidos
  • Repelente de mosquito
  • Uma garrafa de água (com capacidade de 1 a 2 litros no mínimo)
  • Uma hospedagem (caso pernoite em Aguas Calientes)

Para a sua visita à Machu Picchu, você deverá se hospedar pelo menos três noites em Cusco e uma noite no povoado de Aguas Calientes, onde irá encontrar várias opções para todos os gostos e orçamentos. Caso a sua viagem ocorra na temporada alta (abril a outubro), é recomendável reservar a sua hospedagem com bastante antecedência, especialmente em Aguas Calientes.

Atrações para visitar em Machu Picchu

O Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu é tão vasto que apenas um dia não será suficiente para conhecer todos os seus atrativos naturais que se encontram localizados dentro e ao redor da cidade inca.
Destacamos os seguintes atrativos turísticos:

  • Cidadela Inca de Machu Picchu.
  • Ponte inca.
  • Porta do Sol.
  • Montanha Machu Picchu.
  • Montanha Huayna Picchu.
  • Museu de Sítio Manuel Chávez Ballón.
  • Montanha Putucusi.
  • Cachoeira Mandor.
  • Banhos termais de Aguas Calientes.

Regulamentos do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu

Antes de adentrar em Machu Picchu, você deverá estar ciente das normas estabelecidas pelo Ministério da Cultura:

  • Entrada somente mediante apresentação de documento de identificação: passaporte ou carteira de identidade.
  • O horário de entrada deverá ser o mesmo que consta no ingresso. Caso contrário, você não poderá entrar na cidadela.
  • Poderá entrar na cidadela portando somente água, nenhum outro tipo de alimento está autorizado.
  • São estritamente proibidos: bastões de selfie, tripés de câmera e bastões de caminhada pontiagudos.
  • Durante a sua visita guiada na cidadela você deverá seguir em frente, atento as sinalizações do caminho, e não poderá voltar atrás no seu percurso.
  • Uma vez dentro da cidadela, você não poderá mais sair até que tenha completado o seu circuito. Caso o faça, não terá direito de reingresso.
  • Em caso de chuva, para se abrigar, você terá que usar casaco corta vento e/ou poncho de chuva. Não é permitido o uso de guarda chuva.
  • É proibido fumar no Santuário Histórico de Machu Picchu.

Finalmente, a recomendação mais importante, para todos os visitantes, é a de preservar e cuidar da área que abrange o Complexo Arqueológico e natural. Ao visitar este local sagrado e histórico, procure cumprir todas as disposições e medidas. Todo visitante deve estar ciente do valor cultural e histórico que Machu Picchu representa para que as próximas gerações. Que todos os visitantes possam aprender e desfrutar continuamente desta maravilha arquitetônica.

Este artigo foi útil?
Dê-nos a sua avaliação e compartilhe nas suas redes
Compartilhe com