Atrações do Caminho Inca

por Fredy Huaman agosto 31, 2022
lugares a visitar camino inca

Vamos lá, viajante! Se o seu objetivo é percorrer o Caminho Inca e chegar a Machu Picchu por esta icônica rota, neste blog você vai encontrar todos os atrativos que você vai encontrar ao longo de 4 dias desta verdadeira jornada.

1. Patallacta

Este sítio arqueológico está localizado a 1 quilômetro e meio do início do Caminho Inca Clássico de 4 dias. O Complexo de Patallacta está localizado na região de Cusco, província de Urubamba, distrito de Machu Picchu. É composto por 112 quartos, um local cerimonial e o setor agrícola. Está localizado em uma superfície plana na margem direita do rio Urubamba.
Este Complexo Arqueológico foi descoberto por Hiram Bingham em 1912 em sua peregrinação para descobrir Machu Picchu. Hiram Bingham passou por Patallaqta, cujo primeiro nome dado foi Llactapata.
patallacta camino inca

2. Runkurakay

A localização de Runkurakay fica próxima da passagem de mesmo nome, a uma altura de pouco menos de 4.000 metros acima do nível do mar. Está localizado no meio do Caminho Inca para Machu Picchu. Sua estrutura semicircular é composta por pedra de ardósia e granito cinza, o que a torna peculiar a todos os demais sítios arqueológicos dessa rota. Estima-se que Runkurakay seria um local de descanso para os chasquis (mensageiros) ou um tambo inca (local de controle). Este seria um local de parada para alimentação e descanso, logo após retomariam a sua jornada rumo à Machu Picchu ou retornariam para Cusco.
runkurakay camino inca

3. Sayacmarca

Está localizado a sudoeste da passagem de Runkurakay e a sudeste dos locais de Phuyupatamarca e Qochamarca. Foi descoberto por Hiram Bingham referindo-se a ele como Cedrobamba, pois em seus arredores havia uma planície de cedros. Toda a sua arquitetura é adaptada às encostas da montanha na qual foi construída.
sayacmarca camino inca

4. Phuyupatamarca

Esta pequena cidadela consiste em magníficas construções de pedra de estilo inca, com funções religiosas e administrativas. Também possui vários banhos cerimoniais onde os antigos sacerdotes incas se purificavam para a realização dos rituais de adoração à Mãe Terra (Pachamama), às montanhas sagradas (Apus), aos elementos da natureza (Sol, Lua, lagoas, etc). Por fim, apresenta os famosos terraços ou terraços escalonados que foram desenvolvidos como forma de expansão dos terrenos agrícolas, aproveitando as encostas das montanhas. São irrigados por um complexo e admirável sistema hidráulico que também abastece os banhos cerimoniais.
phuyupatamarca camino inca

5. Winay Wayna

É composto por um setor inferior e um superior, ligados entre si por uma longa escada cuja lateral desce uma fonte. Ambos os setores são constituídos por socalcos agrícolas e edificações, sendo o mais extenso o setor mais baixo. Os edifícios estão dispostos de acordo com o padrão urbano inca do tipo “kancha”.
A arquitetura segue os mesmos padrões de Machu Picchu. Os edifícios são construídos com elementos de granito lítico. A porta principal é de batente duplo e as demais de batente simples. Como é característico da arquitetura inca, os portais, janelas e nichos são de forma trapezoidal; enquanto as estruturas do telhado eram sustentadas por pontas de empena íngremes, mantidas no lugar por meio de nervuras e anéis.
O sistema de terraços de Wiñayhuayna é especial por ter conseguido se implantar em territórios totalmente impróprios para o cultivo, onde também encontramos uma série de recintos utilizados ​​como residências permanentes.
Este é o último sítio arqueológico, antes de entrarmos nos domínios do Santuário de Machu Picchu e é visitado quando se chega no último acampamento de Wiñayhuayna. A origem de seu nome se deve à orquídea Epiderdrum (Wiñayhuayna) encontrada em grande quantidade por seus arredores. Huayna Picchu foi construído na selva alta e a diferença em relação a outros vestígios arqueológicos é que neste lugar você pode encontrar uma grande biodiversidade, tanto de flora quanto de fauna.
winaywayna camino inca

6. Intipata

Localizado em meio a dois sítios arqueológicos muito importantes dentro do Caminho Inca. Intipata está localizado a 2840 metros acima do nível do mar, dentro do Santuário Histórico de Machu Picchu. É um conjunto de plataformas construídas na encosta de uma montanha, em meio à selva, o que lhe confere seu formato diferenciado e lhe propicia uma bela harmonia com o seu entorno. As plataformas Intipata são uma atração para além da história de suas origens e função; É hoje um recurso paisagístico. Por vezes, perdem-se ao longo do caminho para voltar a aparecer, logo adiante, na curva natural das harmônicas serras.
intipata camino inca

7. Intipunku

É conhecida por este nome por ser a porta de entrada para a Cidadela Inca de Machu Picchu. Este local, também possui uma construção com paredes, fechamentos, janelas e nichos, todos feitos, com grande técnica, de pedra polida. Durante os solstícios de verão, suas janelas e portas recebem os raios do sol. Para chegar ao Intipunku podemos ir  pelo Caminho Inca Clássico ou também pelo Caminho Inca Curto. A paisagem deste lugar é cinematográfica e uma das mais incríveis de todo o lugar.
intipunku camino inca

Este artigo foi útil?
Dê-nos a sua avaliação e compartilhe nas suas redes
Compartilhe com