Machu Picchu para Portadores de Deficiência

por Fredy Huaman novembro 1, 2022
packages cusco

Os portadores de deficiência podem visitar a cidadela inca de Machu Picchu graças a um circuito especial, que vem sendo desenvolvido há anos pela Coordenadoria do Ministério da Cultura. Turistas em cadeiras de rodas ou deficientes visuais tem acesso à cidadela acompanhados de uma pessoa que possa auxiliá-los e um guia licenciado para conduzi-los nos circuitos autorizados. O Santuário de Machu Picchu e “Uma das 7 Maravilhas do Mundo” é um patrimônio de todos e você será muito bem vindo!

Qual circuito devo reservar neste caso?

Qualquer pessoa portador de deficiência que deseje visitar Machu Picchu pode reservar o ingresso qualquer um dos circuitos, exceto aqueles que incluem a montanha Huayna Picchu e a montanha Machu Picchu. Isso porque a passagem entre as duas montanhas é construída entre encostas e falésias, o que pode ser perigoso para um turista portador de deficiência.
Os turistas portadores de deficiência devem reservar os bilhetes separadamente e vir acompanhados de pelo menos uma pessoa de apoio. Se você faz uso da cadeira de rodas, precisará de uma permissão especial para entrar, que será solicitada previamente no escritório do Ministério da Cultura localizado na entrada de Machu Picchu.

Como chegar a Machu Picchu saindo de Cusco?

Para chegar a Machu Picchu a partir de Cusco, você tem a opção de ir de trem desde a estação de Cusco até a Estação final, Aguas Calientes. Se preferir ir de carro até Ollantaytambo, e de lá embarcar no trem que faz o trajeto até a cidade base chamada de Aguas Calientes. De Aguas Calientes até a entrada de Machu Picchu, micro ônibus fazem o trajeto montanha acima por um caminho sinuoso até chegar, finalmente, às portas da cidadela.

Há descontos para portadores de deficiência?

O Ministério da Cultura do Peru estabeleceu que todas as pessoas estrangeiras portadores de deficiência possam obter um desconto de 50% no preço normal do ingresso para Machu Picchu. Para isso, é necessário anexar uma cópia digitalizada do seu cartão Conadis ou um certificado de invalidez concedida pelo seu país de origem.

machu picchu para discapacitados

O que é o cartão Conadis?

No Peru, o cartão para deficientes é conhecido como “CONADIS”, documento que é entregue ao deficiente, através de solicitação conforme resolução do CONADIS, após o envio dos documentos necessários. O cartão pode ajudá-lo e acessar os vários programas sociais, serviços e benefícios oferecidos pelo governo peruano às pessoas com deficiência.
De acordo com o grau de deficiência, foram disponibilizados 3 tipos de cartões: ligeiro, moderado e grave, que mediante o grau irão fazer com que  você acesse diferentes locais da cidadela.

O que é um certificado de invalidez?

É um documento concedido ao portador de deficiência para credenciar o solicitante do cartão “CONADIS”. Para obtê-lo é necessário cumprir as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Este certificado pode ser solicitado nos postos de saúde, centros médicos e hospitais do MINSA, Governos Regionais e Locais, Saúde das Forças Armadas, Saúde da Polícia Nacional do Peru, EsSalud e Instituto Nacional Penitenciário (INPE).
Os estabelecimentos de saúde de clínicas particulares também podem conceder o atestado, mas devem estar cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos Prestadores de Serviços de Saúde-REINPRESS-SUSALUD.

Qual a melhor época para portadores de deficiência viajarem para Machu Picchu?

Machu Picchu tem clima variável de acordo com as duas estações que possui: estação seca e úmida. Portanto, recomendamos que você visite Machu Picchu na estação seca que vai do mês de maio até o mês de novembro.

O que levar para Machu Picchu?

Não se esqueça de levar os seguintes itens para Machu Picchu.

  • Se você viajar para Machu Picchu na estação seca, reserve os ingressos com meses de antecedência. Também recomendamos que você reserve os bilhetes de trem, pois eles se esgotam muito rapidamente devido ao grande fluxo de turistas.
  • Reserve o seu hotel próximo à estação de trem e de ônibus, respectivamente, para não ter que se deslocar muito na cidade.
  • Traga roupas necessárias e apropriadas para a sua viagem, porém poucas: um bom casaco, calças, suéteres e algumas camisas. Deixe para comprar em Cusco itens de higiene pessoal e roupas adicionais, se precisar.
  • Se ainda tiver alguma dúvida, peça ajuda a um de nossos consultores de viagem, eles vão te ajudar com tudo o que você precisa saber para chegar a Machu Picchu e não ter complicações em sua viagem.
Este artigo foi útil?
Dê-nos a sua avaliação e compartilhe nas suas redes
Compartilhe com