O que fazer em Cusco

Cusco é o centro do turismo no Peru devido aos seus centros arqueológicos e naturais que possui em toda a região, por isso é visitado por turistas de todo o mundo. Você ficará surpreso ao visitar cada canto de Cusco que é cheio de encantos naturais, belezas cênicas, diversidade cultural e história antiga que ainda é preservada nos costumes do povo de Cusco. Se você planeja visitar Cusco neste blog, daremos uma lista das atividades que você pode fazer e dos lugares que deve conhecer.
A seguir, partilhamos consigo um guia de várias atividades que pode fazer dentro da cidade e também nas suas imediações.
Contents
Explore os monumentos de Cusco
Praça de Armas
Entre os lugares mais importantes da cidade de Cusco temos a Plaza de Armas e a Catedral Basílica de Cusco. Desta última podemos dizer que sua construção durou mais de 100 anos quando foi concluída, em cada lado da catedral existem duas igrejas menores, La Sagrada Familia e Triunfo. O custo para entrar e visitar a basílica da catedral custa 25 soles por pessoa.
O Qoricancha (Templo do Sol)
O Qoricancha era um antigo templo religioso e cerimonial de grande importância para os incas: e sobre suas fundações os espanhóis construíram o que hoje é a igreja de Santo Domingo, além disso, este recinto possui um pequeno museu localizado na parte inferior do templo . Para entrar no Qoricancha você deve comprar os ingressos que custam 20 soles.
O mercado de São Pedro
O mercado central de San Pedro é o centro de abastecimento mais antigo da cidade de Cusco. Este mercado único é um dos mais antigos do Peru desde que foi fundado em 1925. No seu interior podemos encontrar uma diversidade de produtos alimentares, têxteis e artesanato em cerâmica.
Sacsayhuaman Qenqo e Puca Pucara
Estes três centros arqueológicos são os lugares que você deve parar de visitar. Sacsayhuaman é um dos edifícios de pedra mais incríveis que você pode ver com blocos de pedra de até 125 toneladas perfeitamente colocados um após o outro.
Qenqo está localizado a poucos metros de Sacsayhuaman, seu nome se refere a algumas galerias subterrâneas e alguns canais de pedra em forma de ziguezague. Diz-se também que poderia ter sido um observatório astronômico. Seja qual for a sua função, o Qenqo é paragem obrigatória.
Tambomachay é outro centro cerimonial que faz parte do parque arqueológico de Sacsayhuman, diz-se que sua construção foi pensada para o culto da Água, no qual podemos observar a precisão dos blocos de pedra que foram perfeitamente posicionados para a queda da água.
PucaPucara, ao contrário dos outros centros arqueológicos, é uma construção militar composta por grandes paredes, terraços e escadarias, cujo nome se deve à coloração única de suas pedras, já que à noite as edificações mudam para a cor vermelha.
Explore o Vale Sagrado dos Incas
Partindo dos arredores da cidade de Cusco temos uma diversidade de lugares muito bonitos para serem visitados assim como conhecer os moradores que moram nos arredores.
Ollantaytambo.- É um centro arqueológico que está localizado a 80 quilômetros 2 horas e meia da cidade de Cusco, este lugar é a porta de entrada para a cidadela inca de Machu Picchu, possui imensos edifícios como o Templo do Sol, centros religiosos , agrícola e militar. Por sua localização estratégica, Ollantaytambo serviu como posto de defesa contra os espanhóis na época da conquista.
Pisaq.- Fica a 30 quilômetros de distância, o que se traduz em cerca de 45 minutos de viagem desde a cidade de Cusco. Pisac está dividida em 2 zonas, a antiga, localizada na parte alta, é um sítio arqueológico inca, e a atual, localizada no vale, datada da época colonial. Entre os locais a visitar temos o Intihuatana, os terraços e a zona das torres.
Maras y Moray
As salinas de Maras têm mais de 3.000 piscinas de diferentes tamanhos e dimensões, que são alimentadas por água salgada que brota do subsolo da montanha Qaqawiñay. As Salineras de Maras estão localizadas a 50 km a nordeste da cidade. Moray é um complexo arqueológico agrícola formado por terraços semicirculares nos quais no tempo dos incas funcionava como um laboratório agrícola onde se realizava a adaptação dos diversos produtos da selva e das montanhas.
Chincheros
Está localizado a 28 quilômetros da cidade de Cusco, a uma hora e meia da cidade de Cusco, onde podemos encontrar o sítio arqueológico de mesmo nome, entre os quais se destacam as plataformas perfeitamente desenhadas, paredes incas
Atualmente, este santuário religioso é uma atração turística, onde se destacam as obras realizadas pelo famoso pintor cusquenho Diego Quispe Tito.
¿O que fazer em Cusco em 1 dia?
Ao chegar em Cusco temos muitas opções entre as quais podemos recomendar os seguintes passeios.
Visita guiada City tour inclui a Catedral de Cusco, Qoricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e Puca Pucará. Duração: 5 horas. Você também pode fazer este passeio pela manhã saindo a partir das 8h30 ou também a partir do meio-dia.
Passeio Maras e Moray seguindo os caminhos do você pode visitar as salinas de Maras e o Centro Agrícola Moray.Este passeio pode ser desenvolvido em uma excursão tradicional ou também em quadriciclo, dura aproximadamente 8 horas.
Em um dia também podemos visitar o Vale Sagrado dos Incas e você terá a oportunidade de visitar os sítios arqueológicos de Ollantaytambo e Pisac.
O South Valley também é um dos lugares que podem ser visitados em um passeio de um dia e você pode visitar os sítios arqueológicos de Tipon, Pikillacta e Raqchi, bem como a Capela Sistina, uma das mais antigas da América.
Atrações Naturais de Cusco
Cusco não só tem sítios arqueológicos para visitar, mas também uma grande variedade de lugares naturais com uma diversidade de ecossistemas para visitar. entre os quais podemos destacar.
A montanha das 7 cores
Também chamada de Serra da Vinicunca, é um cume tingido de várias cores. Está localizado a uma curta distância do nevado Ausangate a uma altitude de 5100 metros acima do nível do mar.Para chegar ao cume, é necessária uma caminhada de aproximadamente 2 horas e meia.
A Lagoa Humantay
Esta bela lagoa é uma atração turística natural que está localizada no sopé da montanha de mesmo nome, nos últimos anos tornou-se uma atração turística muito visitada.
O vale vermelho
Batizado assim por sua coloração avermelhada das montanhas que o cercam, o Vale Vermelho é uma nova atração natural da serra de Vilcanota e tem sido palco de atrações naturais incríveis para todos que o visitam.
A Montanha das Cores Palcco
Esta nova montanha de cores é uma nova atração turística dentro da cadeia Vilcanota, em Palccoyo você poderá apreciar uma floresta de pedras formada naturalmente. Neste lugar você encontrará uma grande variedade de lhamas, alpacas, vizcachas e outros animais típicos da região.
A Montanha Ausangate
A montanha Ausangate é uma das montanhas cobertas de neve que se ergue imponente e é admirada não apenas por sua beleza extraordinária, Ausangate é uma das montanhas mais respeitadas e reverenciadas pelos locais, portanto, passear por seus arredores requer grande esforço físico, mas em troca, oferece muitas atrações de fauna e flora, bem como uma grande variedade de paisagens altas andinas que o deixarão maravilhado.
Recomendações para viajar para Cusco
Reserve seus ingressos para os sítios arqueológicos com antecedência, especialmente para Machu Picchu
Você deve ter em mente que Cusco está localizado a mais de 3300 metros acima do nível do mar, então o mal da altitude (soroche) pode te enganar. Para isso recomendamos tomar uma infusão de chá de coca ao chegar em Cusco.
Dependendo do horário que você visita Cusco, você deve preparar a roupa apropriada para não ter nenhum inconveniente.
Dê-nos a sua avaliação e partilhe nas suas redes