Como Organizar uma Viagem para Machu Picchu

Machu Picchu é frequentado por quase um milhão de turistas todos os anos, sendo uma das atrações turísticas mais divulgadas de todo o mundo pela Organização das Nações Unidas – UNESCO.
Contents
1.-Como chegar à Machu Picchu?
Para visitar Machu Picchu, a primeira coisa a fazer é pegar um voo para Lima. Na capital, em apenas dois dias, você pode aproveitar para fazer um City Tour assim como conhecer as Ilhas Ballestas, os vinhedos e o Oásis de Huacachina. Em seguida você deverá pegar um outro voo para chegar à “Antiga Capital do Império Inca”, Cusco (45 minutos de viagem) ou, se preferir, indo de ônibus de Lima à Cusco, levando um total de 20 horas. Ao chegar em Cusco, você poderá caminhar pela cidade ou fazer um City Tour de meio dia para se aclimatar à altitude de 3.399 metros acima do nível do mar. No dia seguinte sugerimos que você conheça o Vale Sagrado dos Incas, caminho necessário para chegar ao povoado de Ollantaytambo, de onde partem os trens para Águas Calientes. Esta é a cidade base de Machu Picchu e aconselhamos que você pernoite nela para poder descansar, aproveitar os banhos termais relaxantes do povoado e as demais atrações que lhe aguardam. No dia seguinte, terá chegado o tão aguardado dia de você visitar Machu Picchu, subindo em um dos ônibus que fazem o transporte, por um caminho sinuoso, até às portas de acesso à cidadela. No Santuário, você terá uma visita guiada que lhe colocará a par sobre todas as inimagináveis façanhas dos incas.
E aí, viu como chegar à Machu Picchu não é tão fácil? É fascinante, porém requer reserva antecipada de ingressos, de transportes e de hospedagem, principalmente na temporada alta.
2.-Como adquirir o seu ingresso para Machu Picchu?
Três meses antes de sua viagem, você deve reservar o seu ingresso para Machu Picchu, pois em qualquer temporada há muita demanda, ainda mais na alta (maio a outubro). Você pode reservá-los através do site oficial machupicchu .gob.pe (onde você encontrará diversas opções e horários para adquirir seus ingressos). Lembre-se que, se você faz parte da comunidade andina: Colômbia, Equador e Bolívia, terá um desconto especial, estudantes com cartão ISIC válido também têm desconto.
3.-Quais as caminhadas que eu posso fazer para chegar a Machu Picchu?
Para chegar a Machu Picchu você tem várias rotas a sua escolha. Entre as mais comuns, como já falamos, temos o trem, você também pode ir à Machu Picchu de ônibus, que o levará até a usina hidrelétrica e, de lá, você terá que caminhar até a cidade de Águas Calientes (porém não é indicado por se tratar de um trajeto perigoso). Se você gosta de trekking e aventura, as caminhadas são a pedida: o famoso Caminho Inca, a Trilha Salkantay, a Trilha Inca da Selva ou a Trilha de Lares que também leva à Machu Picchu por uma rota que atravessa os Andes do Vale Sagrado.
4.-Quando ir e qual é o melhor horário?
A melhor época para visitar Machu Picchu é a estação seca que começa de abril a novembro. No entanto, às vezes você pode ter mau tempo devido às mudanças climáticas, já que Machu Picchu está localizado na selva alta. Recomenda-se visitar Cusco no mês de junho, já que é o mês de seu aniversário e são organizados desfiles culturais e, acima de tudo, a celebração do inti raymi (festival do sol).
5.-O que é necessário para a sua ida ao Peru?
Em qualquer estação, esses itens são indispensáveis:
- Passaporte ou documento de identidade (para brasileiros).
- Dinheiro trocado em soles para a sua chegada ao Peru.
- Tênis com bom solado de travas e impermeáveis.
- Roupas impermeáveis, calça, casaco e/ou guarda-chuva.
- Protetor solar e repelente.
- Bastões de trekking para as caminhadas.
- Casaco grosso, luvas de lã, cachecol, gorro de lã.
Dê-nos a sua avaliação e compartilhe nas suas redes